A escolha de quem você é depende apenas de você

1: Essa roupa fica ridícula em você, por que está usando?

2: Porque eu gosto do modelo, e acho que combina comigo.

1: Parabéns, você acabou de pagar mico na frente das outras pessoas.

2: O que eu posso fazer? Todo mundo erra, não tem como evitar.

1: Você é uma inútil.

2: Mas…

1: Uma hora ou outra as pessoas com certeza vão te abandonar, vão te achar desinteressante e vão desistir de você.

2: …

1: Inútil, ridícula, desnecessária.

1: Parabéns, você acabou de atrapalhar uma pessoa.

1: Se desculpe, você sabe que é um incômodo.

(Para onde foi a voz 2?)

Gritei um silêncio bem alto. Mas não sei se adiantou, aquelas vozes estavam (literalmente) dentro da minha cabeça.

***

Essa é a realidade que eu tenho vivido nos últimos dias. Sim, eu estava sofrendo principalmente por minha causa. Não conseguia aquietar essa voz chata e irritante que insistia em aparecer a cada segundo da minha vida, me julgando, me acusando como qualquer outra pessoa faria, me dizendo “Parabéns” de maneira irônica, me achando ridícula, me perguntando o porquê de eu ser assim, me fazendo me sentir insatisfeita comigo mesma e completamente inútil.

Até que eu percebi: Por que eu estou fazendo isso? Por que EU, aquela que me conhece melhor, aquela que sabe de toda a minha história, aquela que sabe tudo o que eu passei e tive que enfrentar para chegar até aqui tem que me julgar desse jeito? Por que eu não poderia simplesmente aprender a ser gentil não só com os outros, mas, e principalmente, comigo também?

Por que eu não poderia aprender a ser a MINHA melhor amiga? A dar voz àquela voz que tenta me entender, que vê o meu verdadeiro lado das coisas, que não me coloca para baixo, que me nutre esperanças, que é positiva, que tenta me ajudar, que não me deixa desistir?

E foi aí que eu percebi: a escolha de qual lado de você mesma seguir depende apenas de você.

E então, para quem você concederá o direito de falar?

Deixe um comentário

