Uma sala não define quem você é ou deixa de ser

sala a

(Imagem: fonte)

E não é que três dias depois de publicar o post Da nossa necessidade em sermos melhores do que os outros, eu me deparo com uma situação surpreendente? Encontrando com uma amiga minha que, apesar de estudarmos na mesma escola, acabamos não nos falando muito, ela disse a seguinte fala ao nos despedirmos: “Vai lá, sua esnobe da sala A”, ou algo assim. Não estou condenando ela nem nada, mas isso me fez pensar muito.

Sim, na minha escola as salas são divididas em A, B, C, D e E, sendo que temos duas salas “A” com teoricamente as pessoas com melhores médias de todo o meu ano. Toda “unidade” (divisão que equivaleria a um trimestre), eles estabelecem uma nota de corte para essas duas salas e pessoas saem e entram. (Não que eu concorde com isso, mesmo estando lá desde o ano passado)

Acho que fiquei impressionada com a fala dela, porque geralmente as pessoas acabam superestimado e idealizando os alunos dessas duas salas, como se fossem “os melhores da escola”, os “mais inteligentes”, entre outras coisas que eu, particularmente, acho um absurdo, e vocês já devem saber mais ou menos o porquê pelo meu último post.

Senti a necessidade de fazer esse texto. Pois, mesmo vendo isso muito presente nos meus dias (infelizmente), às vezes nós começamos a achar que as pessoas finalmente pararam de ligar para esse tipo de coisa.

Pelo jeito, estava enganada.

Sendo bem sincera, eu não tenho conhecimento pleno de mim mesma. Mas eu me conheço o suficiente para saber que esnobe é uma coisa que eu não sou. Não faz parte da minha personalidade ser assim. Eu nunca quis e nunca quero ser assim. Mas, mesmo que eu seja, o que isso tem a ver com o resto das pessoas que estão na sala A? Cara, eu conheço pessoas maravilhosas que estão nela. E digo mais: tenho certeza de que o fato delas estarem ou não naquele cubículo (que muitas vezes remete a uma prisão) não é o que determina isso nelas ou não.

(Como diria meu professor de física) Resumo da ópera: Ninguém é melhor ou pior do que ninguém só por causa da sala em que você estuda. Existem mil coisas que podem (tentar) definir uma pessoa, e, se às vezes nem elas são suficiente para fazer isso, quem dirá então uma letra? Isso só gera algum tipo de impacto na sua vida se você quiser, se você deixar. Se você se colocar como superior ou inferior a uma outra pessoa.

Por isso, por favor, pense muito bem antes de sair por aí generalizando tudo o que vê pela frente e chegando a conclusões completamente fora da realidade.

Quem disse que as pessoas da sala A são “mais inteligentes” ou “estudam mais”? E quem disse que as pessoas da sala D são “menos inteligentes” e “estudam menos”? (haja aspas para essas frases) Por que eles estão lá então? Como se estivessem isolados da sociedade, quase como os deuses no Olimpo da mitologia grega? Olha, para ser bem sincera, eu queria muito saber também.

Uma opinião sobre “Uma sala não define quem você é ou deixa de ser

  1. Olá, Fernanda.
    Que bom que você é umas das pessoas que não se sentem melhores que as outras por estarem na sala A. Mas, não se sinta mal por estar inserida nesta sala. Admiro quem se esforça e se dedica, aproveitando o que os pais, a escola e os professores têm a oferecer. Temos que aprender que na vida em todas as situações podemos estar em cima ou em baixo e temos que aprender a lidar com isto, sem nos sentirmos frustrados. Há 2 lados, quem está não pode se sentir como culpado ou se sentir superior aos que não estão. Os que não estão lá, devem se esforçar mais para querer sempre melhorar e se espelhar nos exemplos e pedir ajuda aos colegas. Todos temos que aprender a reconhecer nossos limites para aceitá-los ou ampliá-los sem que isto prejudique seu relacionamento ou seu ânimo em relação à vida. Há muita inveja, mas tudo depende do ponto de vista… ab

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

